Prof. Marcio Roberto Neves Padilha
Podemos definir composição como “conjunto dos diversos elementos estruturantes numa obra de arte” (Dicionário Houaiss). O que enquadrar em uma imagem é uma decisão muito importante, pois ela definirá um olhar diferenciado sobre um objeto ou uma realidade. A escolha dos elementos, cores, sua disposição e a profundidade de campo empregada compõem uma imagem única, que pode ou não carregar um tom artístico. Isso depende da harmonia nas proporções impostas à cena, como posição do tema em relação ao cenário e seu plano de foco. Outro fator muito importante é a definição do tema da imagem. Muitos elementos soltos sem essa definição faz com que o observador da imagem não entenda seu objetivo.
O enquadramento de uma foto pode ser o grande diferencial entre uma imagem com valor artístico de uma comum. Para fugir do “lugar comum” desloque o assunto do meio da foto. Só isso já pode deixar a imagem mais interessante. Uma imagem que procura focar seu tema no centro do quadro tende a perder a idéia do movimento.
Outra dica interessante é usar “a regra dos três terços”, uma forma tradicional muito usada por pintores. Para tanto, divida mentalmente o visor da câmera em três colunas e três linhas, como em um jogo da velha. Os cruzamentos dessas linhas imaginárias são os pontos mais interessantes da sua foto. As linhas em si também mostram pontos de destaque, para colocar os olhos de uma pessoa ou o horizonte, por exemplo.
Quando você vê a cena, coloque o assunto num dos pontos de intercessão. Essa técnica funciona bem com enquadramento horizontal ou vertical e a imagem resultante é mais eficaz do que uma composição com o assunto principal no centro do quadro. Procure fazer sua composição a partir da esquerda, pois assim como na leitura de um texto, buscamos o início das informações do lado sinistro do quadro.
Fotos: Marcio Roberto Neves Padilha
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